A produção de conteúdo digital é uma das áreas de maior demanda hoje para profissionais da área criativa, como designers, produtores audiovisuais e escritores. Como jornalista, eu caí no mundo do Marketing Digital por acaso, justamente com esse boom do mercado online.
Basicamente, a história foi a seguinte: diante da queda das publicações tradicionais (revistas, jornais e outras publicações impressas) e a ascensão do digital, descobri que o ambiente mais propício para viver da escrita – e com melhor remuneração, aliás – é a internet. Isso foi lá por meados de 2015.
O que eu não sabia na época é que a web iria me proporcionar muito mais do que simplesmente ganhar a vida escrevendo. De bônus, veio o seguinte: hoje, posso trabalhar de onde quiser, com total flexibilidade de horários e ainda sobra tempo para fazer atividade física, cozinhar e falar com meus amigos todos os dias.
Claro que nem tudo são flores (há muitos dias de perrengues, sim!). Mas, se você sonha com a possibilidade de poder trabalhar em qualquer lugar e ainda viajar em paralelo, as dicas que eu reuni aqui podem ajudar.
Topa o mergulho no tema?
Produção de conteúdo para a web: de onde vem a demanda?
Antes de entrar um pouco mais a fundo na parte prática, gostaria apenas de contextualizar um pouco melhor o porquê da produção de conteúdo ser uma das áreas mais promissoras do futuro. Bem, você já deve ter reparado que o mundo mudou “um pouquinho” diante das novas tecnologias, não é?
Com a internet, não seguimos mais um script em nossa forma padrão de consumir informação sobre qualquer tipo de assunto. Não precisamos mais sentar às 21h e assistir ao jornal nacional. Podemos escolher o que queremos ler, ver ou ouvir, na hora em que quisermos e no formato que preferirmos*.
Em paralelo, a democratização de informações que a internet proporciona abriu uma brecha para que marcas aproximem sua comunicação de público não apenas através de anúncios invasivos. Por meio de canais digitais, elas podem disponibilizar conhecimento e informações úteis aos potenciais consumidores. O conteúdo é, portanto, uma moeda de troca.
A marca que produz conteúdo de qualidade através de seus canais, como blogs, sites e redes sociais, torna-se mais próxima de seu público-alvo. Conteúdos cativantes geram autenticidade, aproximação, credibilidade. Um médico que partilha seus conhecimentos nas redes pode obter muitos pacientes em potencial, por exemplo.
Isso porque, se o conteúdo for bom, ele aproxima. E tendemos a comprar um produto/serviço quando sentimos essa conexão. Faz sentido, não é?
OK, então você gosta de escrever e quer trabalhar com isso. Quais são as possibilidades que o mercado oferece? Abaixo, vou falar um pouquinho mais sobre as principais.
*(ps: aqui cabe um adendo: as fake news também vieram junto com essa transformação, por isso, certifique-se de consumir o conteúdo de empresas e pessoas que realmente têm credibilidade).
Produção de conteúdo para redes sociais e sites
A maior concentração por demanda para redatores e designers está na produção de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. O LinkedIn, o Instagram, o Facebook – tudo vai depender do projeto de cada cliente. E aí que vem o mais bacana: junto ao cliente, você pode montar essa estratégia!
Produção de conteúdo para Instagram
O Instagram é a rede social queridinha da vez e já bateu a marca de mais de 1 bilhão de usuários. Muito focada no combo imagem + conteúdo, ela funciona praticamente para qualquer tipo de negócio – desde clínicas, até médicos, restaurantes e lojas.
Se você deseja atuar como produtor de conteúdo, que tal se especializar e oferecer o serviço de gestão de conteúdos digitais para agências, lojas e outros estabelecimentos na sua cidade?
Produção de conteúdo para Sites e Blogs
Esta frase já rolou tanto pela internet que nem sei mais de onde surgiu: as redes sociais são como uma “casa alugada”. E é verdade. Já imaginou se o cliente concentra toda sua audiência no Instagram e, em um belo dia, ele sai do ar? Daí a demanda para a produção de blogs e sites próprios. É uma ótima estratégia para as marcas.
Como profissional, você pode escrever para seus clientes em blogs textos mais densos e aprofundados. Se manjar de SEO, então, melhor ainda!
Produção de conteúdo para LinkedIn
O próprio LinkedIn é um ótimo canal para networking e produção de conteúdo. Já são mais de 500 milhões de usuários ativos. Eu, por exemplo, atendo um cliente de blog que também publica os conteúdos no In, para ampliar a visibilidade e a autoridade do negócio dele. Acredite: demanda não falta por bons profissionais na área.
Claro que essas são apenas algumas das possibilidades! Para produtores audiovisuais, o Youtube é outra rede que poderia ser mencionada. Temos ainda o Twitter, o Pinterest…as alternativas são muitas.
Bônus: cursos que indico para quem está entrando na área
Ficou empolgado para trabalhar na área? Bem, se você deseja trabalhar com produção de conteúdo – ou está começando e quer se tornar ainda mais habilidoso para sempre ter uma carta legal de clientes – eu recomendo alguns cursos.
Um curso que indico é o Marketing Pessoal e Produção de Conteúdo Para o LinkedIn, do Matheus de Souza, que foi eleito Top Voice do LinkedIn em 2016. Se você quer dar um enfoque maior em serviços de produção de conteúdo na rede (oferecendo a terceiros), ou mesmo ampliar seu networking e até conseguir oportunidades de trabalho como produtor por meio dela, vale muito a pena
O Matheus também acabou de lançar um livro incrível chamado “Nômade Digital: Um Guia Para Você Viver e Trabalhar Como e Onde Quiser”. É outra recomendação, porque nele você vai entender como aliar a vida de produtor de conteúdo com o lifestyle nômade. A obra tem sido essencial na minha própria jornada.
E aí, curtiu as dicas? Eu espero realmente que elas possam ajudar você na sua trajetória pessoal/profissional. Se for o caso, deixa um comentário aqui para eu saber!
Observação: como eu falei, esta última parte do texto contém links de afiliada dos cursos citados. Ao comprar através deles, você ajuda a rentabilizar meu trabalho para que eu possa seguir escrevendo esses textos. Obrigada!
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