Quando decidi que meu projeto de vida seria me tornar nômade digital, nem eu mesma tinha noção da dimensão do impacto que isso teria no meu modo de viver. A princípio, parecia ser uma decisão associada exclusivamente ao âmbito do trabalho. Mas produzir de forma remota revoluciona nossa existência não apenas de uma – e sim de inúmeras maneiras!
Hoje, depois de um ano atuando como produtora de conteúdo nesse formato, já posso afirmar: por ser tão intenso e disruptivo, trata-se de um lifestyle que não apenas afeta a qualidade de vida. Vai muito além disso.
É uma possibilidade de economizar dinheiro e administrá-lo com mais inteligência e, se você estiver disposto(a), de fazer uma jornada interna transformadora. Uma alternativa que lhe permite olhar mais para dentro e se autoconhecer.
Pensando em resumir um pouco de tudo isso, neste artigo sintetizei 5 benefícios que o trabalho remoto trouxe para a minha vida e que pode trazer para a sua também. Topa o mergulho? 🙂
5 vantagens de aderir ao modelo de trabalho remoto
Espie, abaixo, 5 razões irresistíveis para pensar em aderir ao modelo de trabalho à distância e/ou nomadismo digital:
1.Mais tempo para práticas meditativas e atividade física
Você sabe que praticar atividade física e meditar são hábitos de vida que contribuem para o bem-estar. Já ouviu isso milhares de vezes e incluiu a promessa de que faria isso nas suas resoluções de Ano Novo pelo menos 1 vez nos últimos 5 anos, estou certa? Mas e o tempo para colocar em prática?
Também já passei por isso. Mas, desde que aderi ao trabalho remoto, comecei a efetivamente praticar Yoga, meditar e correr/caminhar diariamente. A diferença que faz em nosso bem-estar é realmente notável. Sou outra pessoa depois disso – e, quando você pode flexibilizar seus horários, incluir essas práticas na rotina realmente é mais fácil.
2. Menos um carro (e todos seus custos)
Depois que comecei a trabalhar em lugares aleatórios, percebi que não havia mais necessidade nenhuma de ter um carro próprio. Decidi vender o meu e me livrar de todo peso que carregava nos ombros por conta dele (custos de revisões, IPVA, manutenções eventuais e gasolina – que, vamos combinar, não está nada acessível).
Meu novo veículo de locomoção é esta beldade aqui embaixo – a Céu, minha bicicleta.
Quando preciso chegar em algum local de carro, o Uber é a melhor alternativa. Além da sensação de alívio de não ter um bem tão caro quanto um veículo de quatro rodas para manter, saber que minha decisão ajuda o meio-ambiente me traz uma leveza inexplicável.
Aliás, outra enorme vantagem do trabalho remoto e de fazer seus próprios horários, sem dúvida, é esta: evitar o caos do trânsito que acaba com a paciência de qualquer pessoa.
3. Alimentação mais saudável e balanceada
Eu adoro me alimentar bem e isso se intensificou ainda mais desde que comecei a trabalhar com flexibilidade. Quando atuava em agências, a coisa toda exigia uma logística absurda (preparar marmitas, adiantar almoços, etc). Hoje, faço meu “horário de almoço” colhendo alimentos da minha própria horta, ouvindo música, relaxando a mente…
Aprendi a cozinhar e me aprofundei na culinária vegetariana/vegana. Descobri que isso é uma grande paixão e que o ato de fazer nosso próprio alimento é extremamente terapêutico! Mais uma decisão que melhorou minha relação com a comida, comigo mesma e com o planeta.
4. Melhor convívio com a família e os amigos
Muitas vezes, de forma inconsciente, nem percebemos o quanto nosso trabalho é capaz de nos estressar. E em quem acabamos descontando as frustrações? Em nossos amigos e familiares. Já parou para pensar no quanto isso é triste?
Depois que comecei a trabalhar remotamente e ter mais flexibilidade, a qualidade de minhas relações se transformou completamente. Hoje consigo ser mais carinhosa com as pessoas da minha família, dar atenção aos meus amigos e amigas mais queridas diariamente, me fazer mais PRESENTE para quem eu amo.
Não existem palavras possíveis para descrever o quanto isso é maravilhoso.
5. Ampliação do contato com outras pessoas e culturas
Sem dúvidas, uma das partes mais legais do trabalho remoto é a possibilidade de incluir viagens na rotina – e não necessariamente em feriados, mas em períodos aleatórios. Viajar, na minha experiência, é uma das formas de autoconhecimento mais enriquecedoras. Toda viagem é uma busca por nós mesmos.
Eu amo fazer novos amigos, entrar em contato com formas distintas de ver e experimentar o mundo, sair da minha bolha. Acredito que o nomadismo digital nos faz melhores profissionais e, em paralelo, melhores seres humanos. Nos torna menos preconceituosos e alienados.
Como começar a trabalhar de forma remota?
Curtiu as vantagens? Então, talvez agora você esteja se perguntando: “ok, mas como começar essa história de nomadismo digital?”. De fato, trata-se de um projeto de vida que não ocorre do dia para a noite. É necessário planejamento.
Foi justamente pensando em ajudar você que está iniciando essa trajetória que escrevi, no ano passado, um E-BOOK GRATUITO com 12 dicas práticas + 5 livros que podem ajudar no processo. Para baixar, basta clicar neste LINK aqui.
Se você curtiu as dicas, me deixa saber aqui nos comentários? 🙂