A profissão de Social Media cresce significativamente a cada novo ano. O próprio LinkedIn divulgou recentemente um relatório no qual expõe 15 carreiras emergentes para 2020 e adivinha quem está em primeiro lugar? Justamente o Gestor de Mídias Sociais e/ou produtor de conteúdo.
O mapeamento do In considerou alguns critérios relevantes para chegar a essa conclusão, especialmente a aceleradíssima disrupção digital. A verdade é que nove das 15 profissões em ascensão mencionadas têm, de alguma forma, relação com a tecnologia. O futuro já chegou.
Na prática, percebo que a carreira mencionada traz ainda outras vantagens que serão cada vez mais atraentes no cenário globalizado em que vivemos: possibilidade de exercer trabalho remoto, flexibilizar horários, ter mais qualidade de vida…
Como já estou em contato com essa realidade diariamente,pensei em escrever sobre o tema e trazer alguns insights sobre a profissão de Social Media, seus ônus e bônus e, claro, dicas práticas para você que pretende seguir esse caminho.
Espero que sejam úteis para você!
Social Media: o que é e por que está em enfoque?
Social Media é uma profissão que consiste em você assumir o papel de produzir, agendar e publicar o conteúdo que irá alimentar as redes sociais de um determinado cliente – seja ele uma figura pública (médico, nutricionista, influenciador) ou uma empresa (loja virtual, restaurante, marca de roupas, sapatos, etc).
Eis mais um dos porquês da popularidade da carreira: cada vez mais todas as pessoas e negócios estão percebendo que simplesmente precisam estar na internet. A experiência virtual já faz parte da experiência real. Por exemplo: quantas vezes procuramos o perfil de um restaurante no Instagram e isso nos faz ter vontade de realmente visitá-lo?
A presença digital molda uma narrativa que complementa a experiência do cliente e, por consequência, aumenta suas vendas. Traduzir essa “mensagem” através de conteúdo (textos, gráficos, imagens) é justamente a principal função de um excelente Gestor de Mídias Sociais.
Engana-se muito quem imagina que ser Social Media é publicar cards e “fotinhos” com uma “legendinha”. Esse tipo de trabalhoraramente produz algum resultado. Um excelente produtor de conteúdo precisa ter raciocínio estratégico, gostar de aprender e ter uma certa destreza mental para encarar essa profissão ainda tão incompreendida.
Por isso, se você pensa em se capacitar na área, espie abaixo algumas competências que julgo fundamentais para prosperar na carreira.
Como ser um bom Social Media? Confira 5 competências fundamentais
Abriu o Google Keep aí? Espie minha seleção de 5 características que podem fazer você se dar muito bem como Social Media:
1) Ser apaixonado(a) por aprender
Se você não gosta de aprender e abrir a mente para novos assuntos, creio que a carreira de Social Media talvez realmente não seja a melhor opção. Gerir redes sociais é um aprendizado contínuo! Primeiro porque, se você quiser traduzir a essência do seu cliente através do conteúdo dele, precisará realmente fazer um mergulho profundo no seu universo…
Exemplo: quando eu escrevia para um blog de Arquitetura e Design, minha mesa de trabalho era repleta de revistas da Casa Cor e eu seguia no Instagram e no Pinterest diversos perfis de arquitetura. Aprender sobre isso se tornou parte da minha rotina, o que se refletia no conteúdo que eu produzia.
Hoje, enquanto gestora de conteúdo para a área médica, leio diversas pesquisas de sites científicos, livros sobre saúde, acompanho documentários. É impossível ser um bom produtor de conteúdo se você não tiver referências. Gostar de aprender é absolutamente indispensável.
Isso sem falar que as redes sociais mudam de funcionalidade a todo instante. Se você não estiver disposto a aprender, como vai acompanhar isso?
2) Desenvolver organização/destreza mental para equilibrar rotina e flexibilidade
O Social Media autônomo precisa ser bem organizado(a) para seguir um calendário de publicações, revisar textos, conferir imagens. Um único post equivocado na internet pode prejudicar muito a imagem do seu cliente. Daí que é preciso estar sempre atento(a).
Por um lado, existe a vantagem do lifestyle como nômade digital, que realmente é incrível. Mas não pense que tudo são flores. Você terá que trabalhar muito bem a sua mente para equilibrar trabalho/lazer, rotina/flexibilidade – e, ainda, lidar com o fato de que muitas pessoas não vão compreender de fato como é que você ganha a vida.
3) Aprimorar o raciocínio estratégico
Ser Social Media não é sinônimo de “atualizar o Instagram e o Facebook de uma empresa”. Nada disso! Cada negócio e cada profissional possui suas próprias necessidades. Um excelente Gestor de Mídias não apenas produz o conteúdo, mas também desenvolve uma estratégia acerca dos canais em que o cliente vai atuar.
Para um determinado negócio, por exemplo, pode fazer mais sentido estar no Pinterest do que no Facebook. Ou, então, alimentar um blog próprio ao invés de um canal do Youtube. O próprio LinkedIn aqui é um excelente canal para posicionamento de marcas/empresas. Já parou para refletir sobre isso?
A estratégia é onde tudo começa. Não faz nem sentido produzir conteúdo sem um objetivo/raciocínio estratégico por trás.
4) Estar disposto a investir em capacitação
Tudo que escrevi neste artigo não saiu simplesmente do nada! São percepções que fui formulando ao longo da minha carreira…e naturalmente não cheguei a todas essas conclusões sozinha. São ideias que fui captando de diversos mentores que tive nesse mundinho digital (aos quais sou imensamente grata) e com os quais continuo aprendendo muito.
Como Social Media, você terá que buscar capacitação e ter pessoas para se inspirar neste caminho. Eu já indiquei outras vezes alguns cursos* por aqui, que podem auxiliar no processo.
5) Saber identificar seus pontos fortes e fracos
Por fim, como em qualquer outra carreira, ser Social Media envolve uma autoanálise criteriosa! Como a profissão ainda é pouco conhecida, muitas vezes o profissional acaba assumindo todas as funções aqui descritas (parte estratégica, produção do conteúdo, criação de fotos e imagens), mas nem sempre o resultado é excelente.
A polivalência – isto é, entender de design, texto, foto e um pouco de programação – é, de fato, importante nessa carreira. Mas uma das coisas que aprendi é que não é necessário fazer tudo sozinho(a) sempre! Exemplo: eu gosto muito mais de escrever do que produzir imagens.
Então, hoje nos projetos em que atuo tenho uma designer excepcional comigo, que consegue alinhar tudo que está no texto com uma imagem incrível. Mesmo de forma autônoma, a profissão de Social Media ensina aquilo que já foi dito milhares de vezes:
Ninguém faz nada sozinho!
E aí, curtiu as dicas? Se você gostou, me conta aqui nos comentários que eu vou amar saber. 🙂
*Observação: o curso indicado neste artigo contém meu link de Afiliada. Ao comprar através dele, você ajuda a rentabilizar meu trabalho para que eu possa continuar escrevendo esses textos e compartilhando aqui com você. Obrigada!!
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