Desperto tranquila, pois a vida não me pesa sobre os ombros. Ela tem tons leves, sem estresse financeiro ou emocional em excesso. Preciso dar conta das demandas do trabalho, claro, mas agora pelo menos sou remunerada pelo tempo despendido nas tarefas domésticas.
Além disso, não fico ansiosa pela obrigação de estar sempre bela. Não existe mais “padrão de beleza”. Assim, nós também paramos de nos comparar umas às outras e de fofocar pelas costas.
Quando o vizinho estaciona seu carrão na garagem, isso não me irrita. Afinal, nossos salários são equivalentes. Só não tenho o “carrão” porque prefiro viajar o mundo com o que ganho – um valor justo, digno e merecido.
Explorar os continentes como viajante mulher “solo”, aliás, tampouco me amedronta. Com a equidade salarial, o maior respeito à Natureza e a igualdade entre os sexos, a violência contra a mulher é praticamente inexistente.
Não tenho frio na barriga, temor de andar pela rua e ser estuprada. Aliás, os homens estão mais gentis por todos os lados. Eles deixaram aflorar seu lado feminino, pararam de brigar com ele, agora são mais empáticos, amorosos e gentis.
Quando ando de bicicleta pelas ruas, observo as casas e me alegro. Não vejo só mulheres debruçadas sobre janelas e calçadas esfregando o chão. Às vezes são elas, às vezes são eles. E também há mais famílias com variadas composições (não há mais nenhum tipo de preconceito contra gays, lésbicas e a comunidade LGBTQI+).
Sobretudo, há uma vibração de respeito e afeto por todos os lados. O patriarcado parece ter ruído, os líderes fanáticos religiosos se foram e a nova lei sobre a terra é o amor.
Poderia ser tudo verdade, como um voo em direção ao futuro utópico das mulheres e dos homens no planeta. Sou capaz de contemplá-lo, embora a realidade ainda esteja distante.
Não creio ser impossível e é por isso que escrevo, resisto e luto. Amparada pelas que vieram antes de mim e com a certeza de que, se não chegarmos a esse lugar ideal, pelo menos chegaremos a um lugar melhor, mais lúcido.
Espero que outras e outros acreditem comigo.