Permitir a expansão da poesia: Fase 1 do Projeto “O Nascer da Poesia”

Na fotografia, da direita para esquerda: Fernando Bertuzzi (Diretor-Geral), Mônica Reichert (Orientadora Educacional), Bruna dos Santos Cândido (Vice-Diretora), Adriana Bergold (Coordenadora Pedagógica) e Rafaela Dilly Kich (Artista Proponente).

Créditos da foto: Iván Andrés Fornos Angues

No dia 28 de fevereiro de 2025, tive a alegria de me reunir com a Equipe Diretiva da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Arnaldo Grin, representada na fotografia por seu corpo diretivo. A Escola será “palco” para a implementação de meu projeto “O Nascer da Poesia: Pequenos Poemas, Grandes Ideias“, viabilizado por intermédio de financiamento do Estado do Rio Grande do Sul e apoio do Programa RS Seguro COMunidade.

Pude observar um pouco da rotina dos alunos e alunas, compreender melhor os desafios apresentados pelo seu contexto social e, claro, observar também as belezas cultivadas neste espaço escolar tão precioso e acolhedor (horta, jardim, artes nos muros, entre outros elementos).

Ainda, em momentos compartilhados na sala dos professores, senti abertura, receptividade e acolhimento. No decorrer da realização de minha proposta pedagógica e poética, penso que o maior desafio será contemplar as individualidades de cada estudante em seu percurso de ensino – considerando uma metodologia contemporânea, os diferentes níveis de aprendizado e os interesses particulares de cada um.

Mesclando atividades como jogos (oriundos do Teatro, sobretudo performático), tarefas expositivas e intervenções poéticas com outros convidados e convidadas especiais, creio que faremos um belo trabalho. Este consistirá, sobretudo, em oferecer mecanismos estimulantes para viabilizar a expressão da poesia que já vive em cada uma e cada um deles.

Quer saber mais sobre este e outros projetos culturais que venho implementando? Inscreva-se na minha Newsletter via Substack!

Tem algum comentário a compartilhar? Sinta-se à vontade aqui embaixo ou pelo e-mail rafaela.kich@gmail.com 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.