Viver da escrita, ter seus próprios horários, trabalhar de onde quiser como produtor de conteúdo digital. Parece um cenário incrível para você? Para mim, sempre foi. Sem dúvidas, esses foram os atrativos que me levaram ao Marketing de Conteúdo. E a boa notícia é que a demanda na área só aumenta cada vez mais e mais.
Quando entrei no mercado, em meados de 2015, acreditava que a necessidade para a contratação de excelentes redatores se restringia a textos de blog. Me enganei. Atualmente, a verdade é que há uma carência de profissionais que escrevam materiais para redes sociais, textos de e-mails, páginas de vendas e por aí vai.
O que eu quero dizer? Que há INÚMERAS possibilidades para você se capacitar como produtor de conteúdo e oferecer serviços na área.
Vou explicar melhor a seguir.
4 formas de atuação como produtor de conteúdo digital
Para contextualizar algumas das novas oportunidades oferecidas pelo mercado digital, abaixo vou listar quatro formatos de demandas que vejo MUITO por aí. São áreas nas quais você pode se aprofundar e se capacitar para oferecer serviços – seja como freelancer, ou como colaborador em uma agência ou no setor de Marketing da sua empresa.
Blogs de Empresas
Sim: as organizações estão começando a entender que ter um posicionamento na internet é indispensável. Nesse contexto, a produção de conteúdo para blogs empresariais é uma forma de aproximar o consumidor da marca através da entrega de textos de qualidade, associados aos produtos/serviços vendidos por ela.
Em tempo: se você deseja entender como um blog pode ser uma excelente ferramenta de Marketing, sugiro que leia este artigo onde falo um pouco mais sobre isso.
Redes Sociais
Médicos, lojas, restaurantes, hotéis…basicamente todos os negócios hoje em dia estão entrando nas redes sociais. E, mais do que belas imagens, são necessários textos incríveis para construir uma estratégia no Facebook e no Instagram, por exemplo.
Hoje, eu dedico cerca de 80% das minhas horas de trabalho à criação de conteúdo para redes sociais. E vejo que a procura só aumenta.
Blog Próprio
Já pensou que ter seu próprio blog também pode ser uma forma de atuar como produtor de conteúdo? Isto mesmo: além de ser uma “vitrine” para o seu trabalho, se você entregar conhecimento através dele com posts associados à uma temática sobre a qual você tenha amplo domínio, pode posteriormente rentabilizá-lo.
Seja através de programas de afiliação, venda de espaço publicitário ou criação de seus próprios materiais, como cursos ou E-books.
Copywriting de E-mails e Páginas de Vendas
Em agências de marketing e outras empresas que já investem em estratégias digitais, a redação de e-mails e textos focados em conversão (copywriting) simbolizam demandas cada vez mais requisitadas – e uma oportunidade gigante para produtores de conteúdo.
Vale a pena pesquisar sobre o tema e, se você achar interessante, buscar capacitação na área.
Como começar a criar oportunidades na área de produção de conteúdo?
Curtiu as dicas? Bom, então agora vamos adiante: como começar a criar oportunidades na área?
Há diversas alternativas. Você pode pesquisar possibilidades em sites de “freelas”, ou então oferecer seus serviços gratuitamente como “teste” para empresas da sua região, ou amigos que tenham seus próprios negócios. Se os seus clientes em potencial ficarem satisfeitos, eles certamente vão lhe indicar para outras pessoas.
Prove seu valor. Em algum momento, quando já tiver mais clientes, você pode começar a estipular seu próprio preço conforme a qualidade da sua entrega. Acredite: você vai se surpreender com a demanda existente para serviços de redação.
E aí, preparado(a) para começar? Espero que as dicas sejam realmente úteis para você! Em caso positivo, me deixa saber aqui nos comentários. 🙂
Observação: o Curso Criadores de Conteúdo contém meu link de afiliada. Ao comprar através dele, você ajuda a rentabilizar meu trabalho para que eu possa seguir escrevendo esses textos. Obrigada!
Quer receber meus textos por e-mail? Inscreva-se na minha Newsletter através deste link!